quarta-feira, 21 de maio de 2008

ACREDITAMOS NO SUCESSO DA ESCOLA

“A escola é um grande navio, que tem no comando a direção, orientando e dirigindo todas as ações e possibilidades de sucesso, fazendo parte de uma equipe de educadores comprometidos com o sucesso e a aprendizagem de seus alunos, num ambiente saudável, alegre e envolvente, com possibilidades de seus ocupantes serem felizes.
Esse navio tem rumo certo e os seus eixos principais são: aprender a aprender; aprender a viver, aprender a conviver e aprender a ser.
Por maiores que sejam as turbulências não poderá naufragar, pois seus tripulantes são pessoas humanas importantes e têm o direito de serem "os grandes cidadãos de amanhã”.

ESTRUTURA DO TRABALHO DA ESCOLA

No Ensino Fundamental, Ciclo I, a formação básica envolve um processo de ensino e aprendizagem, onde seja explorada a aprendizagem de metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento, a construção de argumentações capazes de controlar os resultados deste processo, o desenvolvimento do espírito crítico capaz de favorecer a criatividade, a compreensão dos limites e alcances lógicos das explicações propostas. Além disso, ter em conta uma dinâmica de ensino que favoreça não só o descobrimento das potencialidades do trabalho individual, mas também, e sobretudo, do trabalho coletivo. Isso implica o estímulo à autonomia dos alunos, desenvolvendo o sentimento de segurança em relação às suas próprias capacidades, interagindo de modo orgânico e integrado num trabalho de equipe e, portanto, sendo capaz de atuar em níveis de interlocução mais complexos e diferenciados.
A escola adota como eixo o desenvolvimento das capacidades do aluno, processo em que os conteúdos curriculares atuam não como fins em si mesmos, mas como meios para a aquisição e desenvolvimento dessas capacidades.
O currículo para o Ensino Fundamental – Ciclo I, deve, obrigatoriamente, proporcionar oportunidades para o estudo de Língua Portuguesa, da Matemática, do Mundo Físico e Natural e da realidade social e política, enfatizando-se o conhecimento do Brasil, disciplinas ministradas por professores polivalentes (PEB I), e por especialistas nas áreas de Artes e Educação Física (PEB II), com o acompanhamento dos professores da classe regular. Quanto ao Ensino Religioso, constitui-se como integrante às disciplinas de forma coordenada, nos horários normais de aula, da escola.
Na Escola de tempo integral os alunos estudam o Currículo básico no período da manhã, e no período da tarde desenvolvem as atividades propostas pelas Oficinas Curriculares específicas para cada série do ciclo, projetos de enriquecimento curricular, desenvolvimento de habilidades específicas (informática, inglês, dança, música, teatro, esporte), recuperação paralela. Todos os educadores envolvidos na proposta pedagógica da escola tendo em vista atingir a meta principal traçada para este ano letivo: aprendizagem de todos os alunos com 100% de alunos alfabéticos na quarta-série do ciclo.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O principal objetivo desta escola é oferecer, no ciclo I, do Ensino Fundamental, um ensino de qualidade e de acordo com a legislação básica vigente – LDB 9394/96, artigo 32, incisos I, II, III e IV, formação necessária para o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamentam as sociedades; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
A Escola propõe uma prática educativa adequada às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade dos alunos, considerando seus interesses e suas motivações e garantindo as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem. Partindo de uma situação atual que tenha como objetivo uma situação futura provável, a escola promoverá um ambiente educativo que possibilite a construção de personalidades humanas autônomas, tanto do ponto de vista moral e ético como no campo intelectual, no qual os alunos aprendam, vivenciando as situações.