quinta-feira, 15 de maio de 2008

pauta da reunião de pais - 2º bimestre

Aos educadores ,

Reunião de Pais - 11 e 12 de julho de 2008
“Uma reunião entre pais e professores é interessante sempre que funcionar como um momento de conversa sobre aspectos da função educacional desempenhada pela família e pela escola. Para que isso ocorra, ela não pode se restringir a conversas sobre “problemas de comportamento e indisciplina”, queixa de 93% dos pais de alunos de escolas públicas (resultado de pesquisa recente). Não existe um modelo pronto de reunião pedagógica, mas é certo que ela precisa de bom planejamento prévio. Sua pauta deve ser construída com base nas necessidades daquela classe: pode acontecer para tirar dúvidas, falar sobre avaliação, abordar como um determinado conteúdo, tratar do cronograma das atividades extracurriculares e de muitos outros temas. Quando a reunião não tem pauta predefinida e é realizada por pura burocracia, todo mundo sai perdendo e o espaço acaba sendo usado para falar de casos específicos de comportamento ou aprendizagem, que podiam ser tratados em conversas particulares com os familiares.” (Nova Escola- a revista de quem educa – abril 2008). Cada professor planeja a sua pauta de acordo com os aspectos mais relevantes para a sua sala.
Vai aqui um roteiro de assuntos que precisam ser abordados, para o bom andamento do ensino-aprendizagem desta Unidade Escolar que funciona em Tempo Integral:

1- Demonstrar a rotina de trabalho da Escola, iniciando com uma boa leitura, de preferência sobre educação.

2- Agradecer pela presença e participação na vida escolar dos filhos, nas ações da escola . Destacar a participação na Festa Junina e a colaboração em preparar as crianças para as danças típicas apresentadas.

3- Falar novamente sobre a rotina de trabalho da Escola: de manhã, os alunos tem o aprendizado do currículo básico (o que é o currículo básico), e a tarde, complementação de estudos desenvolvidos em projetos pelas oficinas curriculares. Procure falar de todas as oficinas (oito), e quais os professores responsáveis; cite os nomes dos professores, escreva na lousa, fale um pouco do trabalho que eles desenvolvem; fale também do seu trabalho, como você realiza, quais são as prioridades da sua sala e de seu trabalho, o que você destaca ser prioridade para os seus alunos, quem é você (fale várias vezes os nomes dos educadores da escola).

5- O que esperamos das famílias:
  • cumprimento dos horários da Escola;
  • participação na vida escolar dos filhos, ressaltando a sua importância;
  • apoio ao trabalho realizado na escola;
  • orientação aos filhos sobre o material escolar – se a criança não traz o material já é um agravante para a indisciplina e a não aprendizagem;
  • cuidados com a higiene pessoal – banho diário, roupas limpas, cabeças vistoriadas diariamente;
  • cuidados com a saúde – vacinas em dia, visita periódica ao pediatra, medicina especializada quando a criança necessitar - não mandar a criança doente para a escola, visita ao dentista e quando constatada a necessidade de um encaminhamento pela escola, fazê-lo com a urgência que cada caso merece. No caso de acriança precisar faltar,procurar a escola para justificar as faltas;
  • orientação sobre atitudes comportamentais.

    6- Atendimento aos pais para esclarecimentos – utilizar a agenda do aluno. Quando não for suficiente, procurar a Escola, sempre que precisar - marcar horário para não ficar esperando, utilizar a agenda do aluno, pois não dá para atender muitos pais de cada vez – estarão a disposição para atendimento os coordenadores, o vice-diretor e a diretora. Quando precisar conversar com os professores, procurá-los nas terças feiras às 16:10h, procurando ser breve, pois neste dia os professores estarão em reunião com a direção para planejamento e estudos e não poderão ficar disponível o tempo todo.

    7- Projetos desenvolvidos na escola – 1ª e 2ª série: “Ler e escrever” , demais séries, 100% de alunos alfabetizados ao final do ano – meta da escola. Solicitem a ajuda da família. Salientar que no segundo bimestre trabalhamos o projeto lição de casa, para reforçar a aprendizagem e vamos continuar também no 3º bimestre com os alunos que ainda estão apresentando muita dificuldade e para os demais como reforço de aprendizagem.

    8- Desempenho dos alunos e suas aprendizagens: falar no geral e para os casos específicos, solicitar que os pais aguardem para conversar particularmente. Mostrem os portifólios, as provinhas realizadas, deixem que levem para casa, mas peçam para devolvê-los, com urgência. Estabeleçam um prazo.

    9- Educação Física: uso de roupas adequadas e tênis.


10-Ao final, agradecer a presença e ressaltar que o sucesso da educação está na parceria entre a família e a escola. Juntos preparamos o cidadão de amanhã.

Nenhum comentário: